ALERGIA A PICADA DE INSETOS E MEDICAMENTOS - O QUE FAZER? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17204
post-template-default,single,single-post,postid-17204,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

ALERGIA A PICADA DE INSETOS E MEDICAMENTOS – O QUE FAZER?

ALERGIA A PICADA DE INSETOS E MEDICAMENTOS – O QUE FAZER?

É muito comum ouvirmos as mães se queixarem que a criança recebeu apenas uma picada de inseto e que deu alergia no corpo todo, com muita coceira.

Picada de inseto pode ser um problema enorme para crianças de pele sensível. Essa sensibilidade que aparece na infância recebe o nome de prurigo estrófulo ou urticária papular, incômodo que atinge crianças entre 2 e 10 anos. Quadros mais leves, porém, podem se iniciar entre 12 e 24 meses.

A maioria das lesões aparece alguns dias após a picada do inseto. Como é uma reação alérgica, um contato na semana é considerado suficiente para manter várias lesões, já que cada lesão dura de 4 a 6 semanas. Por isso, poucas picadas são suficientes para manter a criança sempre “empolada”. E como prevenir as picadas? Anota as nossas dicas:

Mangas longas e calças compridas são sempre bem vindas quando a temperatura permitir;
Telas em janelas e porta;
Mosquiteiros na cama;
Ambientes com ar condicionado são eficazes na prevenção;
Repelentes elétricos de tomada podem ser usados, desde que colocados próximos a janelas e portas, sendo obrigatória a distância do local de sono da criança de 2 metros.

Caso a alergia seja persistente, busque a orientação do pediatra para uma solução mais eficiente. Lembrando que alguns medicamentos também podem provocar alergias nas crianças, portanto, não medique por conta própria.