Alergia à picada de mosquito, o que fazer? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16983
post-template-default,single,single-post,postid-16983,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Alergia à picada de mosquito, o que fazer?

Alergia à picada de mosquito, o que fazer?

Quando o mosquito pica uma pessoa, ele injeta sua saliva na pele com substâncias que podem causar reação alérgica no local da picada, principalmente em crianças a partir de 1 ano de vida, com tendência de melhora espontânea até os 10 anos.

O local da picada, em geral, fica vermelho e inchado, podendo aparecer bolinhas (pápulas) igualmente vermelhas que vão se espalhando. Nas crianças alérgicas, geralmente essas bolinhas ficam bem inchadas, próximas umas das outras, e podem ter água dentro (vesículas) permanecendo semanas, deixando uma mancha clara ou escura como sequela.

O melhor tratamento é a prevenção sempre, seja qual for o tipo de reação, através do uso de repelentes, telas e roupas. Caso a prevenção não seja possível, e a reação for leve, pode ser usada compressa gelada, corticoides tópicos e anti-histamínicos para a coceira. Lembre de deixar as unhas das mãos da criança curtas e limpas para evitar a infecção secundária e a necessidade de uso de antibióticos tópicos ou orais.

⚠️ Nos casos de episódios de alergia à picada muito repetitivos e de forte intensidade, poderá ser indicada a imunoterapia, tratamento que para mudar o curso natural da doença e prevenir uma reação sistêmica grave caso haja exposição. Em qualquer situação, é seu pediatra que deverá orientar você sobre o que fazer.

Se precisar, agende uma consulta com uma de nossas pediatras.