ANEMIA NA INFÂNCIA, COMO IDENTIFICAR? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17232
post-template-default,single,single-post,postid-17232,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

ANEMIA NA INFÂNCIA, COMO IDENTIFICAR?

ANEMIA NA INFÂNCIA, COMO IDENTIFICAR?

Cansaço, palidez, falta de atenção? O seu filho pode estar com anemia.

A anemia não tratada pode interferir na cognição, inteligência e na capacidade de os pequenos adquirirem novas habilidades. Por isso, é fundamental saber como prevenir, reconhecer os principais sinais que indicam o problema e o tratamento.

A anemia é uma doença com inúmeras causas. Crianças que não comem bem, por exemplo, podem ter anemia pela falta de uma série de nutrientes, como zinco, vitamina B12 e ferro, importantes para a fabricação de hemoglobina, proteína do sangue responsável pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

A orientação é para que todas as crianças façam hemograma e exame de ferritina ao completar 1 ano e, assim, garantir que não tenham anemia.

Quando a anemia ferropriva é diagnosticada, o primeiro caminho terapêutico é a reposição de ferro via oral. A reeducação alimentar também é necessária para evitar que a anemia volte. O tratamento é longo, podendo durar de três a seis meses, dependendo do caso. Por isso a importância de manter as consultas com o pediatra sempre em dia.