Chegada da Primavera e as doenças da estação - Clínica Mon Petit

Chegada da Primavera e as doenças da estação

Esta época do ano é a preferida de muitas pessoas. O clima é agradável e as cidades ficam todas floridas, dando um ar colorido e alegre por onde andamos.

Com a chegada da Primavera, porém, também chegam algumas preocupações dos papais em relação às suas crianças, em função de doenças comuns do período, principalmente alérgicas.

Isso por causa do pólen que as flores soltam no ar e por causa do ácaro do pó das casas, causando coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos.

Mas também devemos ficar atentos às doenças infecciosas como caxumba, catapora e conjuntivite, com maior incidência nessa época do ano e em crianças de três a sete anos pelo seu contágio ser geralmente na escola.

Confira algumas dicas para a prevenção das alergias e outras doenças:

• cuidados redobrados com a hidratação, oferecendo mais líquidos às crianças (água, sucos, chás, papinhas de frutas, etc);
  •  certifique-se de que estejam vacinadas contra as doenças infecciosas;
  •  evite locais fechados com muitas pessoas;
  •  não usar vassouras e espanadores, por exemplo, para a limpeza da casa;
  •  mantenha muito limpos tapetes, carpetes e bichos de pelúcia, mas de preferência evite-os;
  • ambientes da casa devem estar ventilados, possibilitando a entrada do sol, o que evita proliferação de fungos e umidade.

Com pequenos cuidados é possível que fique apenas o lado gostoso da primavera. E, em caso de dúvidas, consulte seu pediatra.