Aprenda a identificar nas crianças o TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM - Clínica Mon Petit
Hoje, falarei um pouquinho mais sobre o Transtorno de Aprendizagem, alteração neurobiológica, da qual a criança apresenta desempenho menor do que o esperado para a sua idade em comparação aos demais em alguma habilidade, como leitura (dislexia), escrita ou matemática (discalculia). Para ser considerado um transtorno, deve estar presente por no mínimo 6 meses, sendo acentuada mesmo diante de terapias. Os primeiros sinais estão presentes desde a infância, mas normalmente ficam mais nítidos no período escolar.
problemas aprendizado, dislexia, foniatria, transtorno aprendizagem
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Aprenda a identificar nas crianças o TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

O nosso “Papo com Especialista” traz de volta a querida @dramarianaloc, médica otorrinolaringologista com área de atuação em Foniatria. O assunto de hoje é justamente sobre que áreas são abrangidas pela Foniatria, explicando mais aprofundadamente, neste post, uma delas: o transtorno de aprendizagem.

“A busca de auxílio a um médico foniatra são por questões aonde existem falhas ou lacunas no desenvolvimento de fala, linguagem e aprendizagem. Muitas vezes, as queixas não são nem percebidas pelos pais, primeiramente. Pode haver auxílio de outros familiares ou mesmo da escola, ao notar que existe algum atraso em comparação às demais crianças da mesma idade. Entre a gama de queixas que procuram nosso auxílio, os mais frequentes são:
-Transtorno do Desenvolvimento de fala e linguagem;
-Transtorno de Aprendizagem;
-Distúrbio do Processamento Auditivo Central;
-Transtorno do Espectro do Autismo.

Hoje, falarei um pouquinho mais sobre o Transtorno de Aprendizagem, alteração neurobiológica, da qual a criança apresenta desempenho menor do que o esperado para a sua idade em comparação aos demais em alguma habilidade, como leitura (dislexia), escrita ou matemática (discalculia). Para ser considerado um transtorno, deve estar presente por no mínimo 6 meses, sendo acentuada mesmo diante de terapias. Os primeiros sinais estão presentes desde a infância, mas normalmente ficam mais nítidos no período escolar.
Quem sofre deste transtorno pode ter dificuldades acentuadas e persistentes ao longo da vida, apesar da adequada intervenção recebida, da normalidade do nível intelectual e da ausência de déficits sensoriais. Por isso, pais, fiquem atentos aos sinais principalmente na hora do estudo para que algo mais sério não passe despercebido”.

Dra. Mariana Loch
Médica otorrinolaringologista
Formação em Foniatria pelo Hospital de Clínicas da USP