Conheça as doenças mais comuns na adolescência - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17121
post-template-default,single,single-post,postid-17121,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Conheça as doenças mais comuns na adolescência

Conheça as doenças mais comuns na adolescência

Ser pai e mãe de adolescente pode ser bastante desafiador, já que a adolescência é uma fase em que muitas novas experiências acontecem. Mudanças fisiológicas, emocionais, sociais, pressão nos estudos e convivência familiar… a lista é tão longa, que os adolescentes sentem dificuldade em administrar todas as novidades que surgem e esses fatores acabam interferindo nos cuidados com a saúde.

Por isso, selecionamos as doenças mais comuns deste período.

Papilomavírus Humano
Considerada uma DST, é uma das doenças mais comuns na adolescência. Causada pelo vírus HPV, se manifesta nas mucosas e na pele, causando até mesmo lesões precursoras do câncer. O melhor tratamento é a prevenção, através do uso de preservativos e da vacina contra o HPV.

Hepatite A
Algumas experiências muito vivenciadas pelos adolescentes nessa época da vida podem favorecer na disseminação da hepatite A. Beijos de língua e compartilhamento de utensílios, como copos e talheres, estão entre suas formas de repasse. A imunização é feita através de vacina.

Hepatite B
Pode ser transmitida pelo beijo, ato sexual e contato com sangue. A imunização contra é feita através de vacinas. Se isso não ocorreu durante a infância, o adolescente deve ser encaminhado para a vacinação o quanto antes.

Coqueluche
Essa é uma doença respiratória com alto índice de contágio, cujo principal sintoma é a tosse seca. Se um adolescente infectado tosse ou fala, a bactéria logo começa a agir. Quando descoberta precocemente, o tratamento garante ótimas chances de cura.

Depressão
Adolescentes passam por um turbilhão de emoções durante esse período da vida. São muitas exigências impostas pela sociedade, muitas transformações físicas e muito esforço para se adequar aos mais diversos ambientes e cenários.
Os pais devem ficar muito atentos a qualquer sinal diferente de comportamento, para procurar um profissional especializado.

Obesidade
Nos dias atuais, alimentos industrializados e cheios de conservantes são muito acessíveis, além do sedentarismo ser um agravante para a condição.
Adolescentes obesos têm chances de desenvolverem muitas doenças, especialmente cardíacas, à medida que crescem. Portanto, atividades físicas e uma rotina alimentar saudável devem ser estimuladas sempre.