Cuidados com a saúde das crianças no calor - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16964
post-template-default,single,single-post,postid-16964,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Cuidados com a saúde das crianças no calor

Cuidados com a saúde das crianças no calor

Recentemente, comentamos com vocês em um post os cuidados básicos que devemos ter com as crianças no verão, com foco na prevenção da Covid-19.

Hoje, iremos falar um pouco mais detalhadamente sobre esses principais pontos de atenção para mantermos a saúdes de nossos pequenos sempre em dia, inclusive nas particularidades do verão:

☀️⛱ SOL E PROTETOR
O sol ideal para a pele é o de antes de 10h e após às 16h, especialmente para as crianças durante o primeiro ano de vida, quando a produção de melanina, substância que absorve a luz e protege a derme da ação da radiação, não é plena. Os filtros solares não são recomendados até os 6 meses de idade, então, até lá o ideal é manter o bebê na sombra. Assim que permitido, escolha um filtro solar alto e passe sempre antes de sair de casa, todos os dias, reaplicando o produto a cada duas horas se estiver na praia ou na piscina.

HIDRATAÇÃO
Mantenha sempre uma garrafinha com água gelada por perto e ofereça frequentemente ao seu filho. Sucos naturais, chás e água de coco também são uma boa pedida.

ALIMENTAÇÃO LEVE E SAUDÁVEL
A alimentação neste período deve ser a mais natural possível. Abuse de legumes, grelhados e frutas, em especial as que têm alto teor líquido e vitaminas, como melancia, melão, laranja, abacaxi e maçã. Evite frituras, salgadinhos e refeições prontas que possam estragar rapidamente pelas altas temperaturas.

CUIDADO COM AS PICADAS DE INSETO
Bons recursos para evitá-los em casa são repelentes elétricos e os cremes para aplicar na pele da criança. No entanto, antes de aplicar qualquer repelente na pele do seu filho, verifique com o pediatra qual deles é o mais indicado.

♻️♻️ROTINA
Nos dias de férias e verão, os pequenos ficam bastante cansados após dias inteiros de diversão. Mesmo assim, procure manter uma rotina com horários fixos de sono, descanso e refeições.

✴️✴️FUNGOS
No verão, fica muito mais fácil contrair algumas infecções fúngicas. Por isso, o uso de chinelos é recomendado, assim como evitar que as crianças fiquem muito tempo com roupas úmidas.

ROUPAS LEVES
O algodão é a melhor escolha para deixar a pele respirar, sendo indicados também a seda, o tricoline e o linho.