26 de Setembro - Dia do Surdo - Clínica Mon Petit
A infecção urinária na infância é mais comum do que se imagina, e difícil de ser detectada pelos pais. O grande risco é que, quanto mais esse quadro demora a ser tratado, maior é a chance de que ele se agrave. Contudo, com o tratamento correto e detecção rápida, a criança melhora em poucos dias.
infecção urinária, crianças, bebês
16786
post-template-default,single,single-post,postid-16786,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

26 de Setembro – Dia do Surdo

26 de Setembro – Dia do Surdo

No Brasil, 26 de setembro é conhecido como Dia Nacional do Surdo, cujo objetivo é reforçar o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade, assim como a importância do diagnóstico precoce.

A Sociedade Brasileira de Otologia estima que de cada mil crianças nascidas no país, de três a cinco nascem com algum nível de deficiência auditiva, sendo raros os casos em que não há tratamento, principalmente havendo diagnóstico precoce. As principais causas de problemas auditivos são malformações congênitas, doenças genéticas e doenças infecciosas que atingem as gestantes, como rubéola e toxoplasmose.

Aproveitamos a data também para falar da importância do “teste da orelhinha” ou triagem neonatal auditiva, que possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos. O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida e identifica problemas auditivos no bebê.

Também reforçamos nesta data a importância das práticas de inclusão, cabendo a cada família a missão de repensar os diálogos inclusivos com os filhos, especialmente para que eles não repercutem expressões ou frases preconceituosas. E para aqueles que sofrem de surdez ou qualquer outra deficiência, é essencial que se tenha em mãos materiais de representatividade, reforçando que não há nada de errado com quem eles são.

Sugerimos 3 lindos livros infantis para ajudar nessa importante missão:

💟 Clara, a ovelhinha que falava por sinais, de Cristina Klein

💟 Tudo bem ser diferente, de Todd Parr

💟 O silêncio de Júlia, de Pierre Coran e Mélanie Florian.