Dia Mundial do Diabetes - Clínica Mon Petit

Dia Mundial do Diabetes

Aproveitando o Dia Mundial do Diabetes vamos conversar um pouco sobre os sintomas da doença em crianças e adolescentes?
O Diabetes Melito tipo 1 é uma das doenças crônicas mais comuns na infância e, apesar de poder atingir bebês desde as primeiras semanas de nascimento, é na faixa entre os cinco e os sete anos que a doença tende a ser mais comum. Já o Diabetes Melito tipo 2 é mais raro nessa faixa etária, mas vem acometendo cada vez mais adolescentes devido à pandemia de obesidade e sedentarismo.
Sintomas de Diabetes
A criança com DM1:
*muita fome e muita sede;
*come muito, mas emagrece ou não ganha peso;
*urina com frequência e em grande quantidade (inclusive durante a noite);
*queixa-se de visão embaçada;
*sem disposição para realizar as atividades diárias.
O adolescente com DM2:
*muita sede;
*urina frequente;
*cansaço.
Destacamos que a doença pode aparecer a qualquer momento e que não é preciso ter histórico genético na família. Por isso, quando os sintomas sugerem diabetes, deve-se procurar o pediatra com urgência para realizar testes apropriados para o diagnóstico.