DIA MUNDIAL DO DIABETES - 14 de Novembro - Clínica Mon Petit
post-template-default,single,single-post,postid-17146,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

DIA MUNDIAL DO DIABETES – 14 de Novembro

Provavelmente você já ouviu o conselho de alguém, principalmente na infância, para não exagerar nos doces, pois isso poderia provocar o diabetes. A doença sempre esteve atrelada ao consumo excessivo de açúcar, que é algo que faz algum sentido, mas esse não é o único fator determinante para o surgimento da doença. O Dia Mundial do Diabetes é o momento para falarmos mais a respeito da doença.

Apesar da origem ter a mesma essência, existem algumas particularidades que dividem o diabetes em mais de um tipo. Hoje falaremos sobre dois deles.

• Tipo 1: O próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói as células produtoras de insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% das pessoas com diabetes, sendo mais frequente em jovens e crianças. Por esse motivo, o diagnóstico costuma ser feito na infância e adolescência.

• Diabetes Gestacional: Decorrente das mudanças hormonais, a ação da insulina pode ser reduzida durante a gestação. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar. Essa é uma condição que pode ou não persistir após o parto.

Portanto, vamos aproveitar o dia de hoje para olhar com carinho para o nosso próprio corpo e os sinais que ele está nos mostrando. Preste atenção também nos seus pequenos e, como sempre, mantenha as consultas em dia.