Vamos manter as drogas bem longe de nossos filhos em todas as idades. - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16714
post-template-default,single,single-post,postid-16714,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Vamos manter as drogas bem longe de nossos filhos em todas as idades.

Vamos manter as drogas bem longe de nossos filhos em todas as idades.

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, quando ocorrem ações de conscientização contra o uso de drogas ilícitas. Para combater o problema, os pais, mais do que nunca, devem estar perto dos filhos e conversar sobre este assunto em cada oportunidade, pois estudos mostram que a discussão do assunto das drogas nas famílias consegue a diminuição em torno de 60% a experimentação do álcool, tabaco, maconha e crack por parte dos jovens. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) inclusive alerta para o aumento no consumo de bebidas alcoólicas dentro de casa neste período de quarentena ocasionada pela pandemia de COVID-19.

Um bom motivo de conversa pode ser através dos livretos do projeto “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde” (https://www.drbarto.com.br/), os quais estão disponíveis também em braile e audiobook. Tendo a SBP como um dos parceiros, foi idealizado para prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas entre a população pediátrica. De acordo com a SBP, é importante trabalhar pela prevenção em todas as faixas etárias, uma vez que quanto mais cedo o paciente tem acesso a drogas, mais danos elas podem trazer à sua formação. Além disso, conforme apontam as evidências, aqueles que começam a fazer uso dessas substâncias antes dos 21 anos têm mais chance de ficar dependentes.
Então papais, vamos cada um fazer nossa parte para juntos, família, escola e pediatras, mantenhamos as drogas de qualquer tipo bem longe dos nossos filhos.