HIPERLACTAÇÃO: o que fazer se eu produzir excesso de leite? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17097
post-template-default,single,single-post,postid-17097,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

HIPERLACTAÇÃO: o que fazer se eu produzir excesso de leite?

HIPERLACTAÇÃO: o que fazer se eu produzir excesso de leite?

Hiperlactação é um problema pouco conhecido, mas relativamente comum. A grande maioria das mães se preocupa em não ter uma boa quantidade de leite, só que, às vezes, ocorre o contrário. O que fazer nesses casos?

Hiperlactação é caracterizada pela produção excessiva de leite materno, ultrapassando a quantidade que o bebê consegue mamar. É muito comum após a descida do leite, o que chamamos de apojadura, mas pode durar meses e até todo o período de amamentação.

Costuma vir acompanhada de alguns sinais e sintomas na mãe e no bebê, tais como:

  • Aumento excessivo do tamanho da mama;
  • Dor difusa em todo o seio;
  • Predisposição a mastite;
  • Mamas que vazam constantemente;
  • Engasgos frequentes;
  • Dificuldade no início da mamada, com interrupções constantes;
    Flatulência excessiva com consequente desconforto abdominal;
  • Fezes de coloração verde-escura e espumosas.

O que fazer?

Ordenhar frequentemente e por completo a mama pode dar a falsa impressão para o corpo de que a produção está adequada. Ao deixar sobrar leite na mama, a produção tende a reduzir naturalmente. Por isso, a primeira providência é tentar amamentar em uma mama somente, inicialmente com intervalos de 3 horas.

No início do tratamento é muito importante esvaziar um pouco a mama antes de colocar o bebê para sugar. Isso evita os tão temidos engasgos e aquela briga enorme no início da mamada. Compressas frias podem ajudar entre as mamadas, sem exceder 5 minutos. Não deve também ser utilizado gelo nas aréolas.

A dica mais preciosa de todas é: converse com o seu pediatra. O diagnóstico nem sempre é fácil e no bebê é parecido com outros quadros, como doença do refluxo gastroesofágico e alergia à proteína do leite de vaca. Tomar condutas por conta própria costuma frequentemente levar a piora do quadro e erro de diagnóstico.

 

CLÍNICA PEDIÁTRICA MON PETIT 💟

📌 Av. Mariland 907, sala 1105
Porto Alegre / RS

www.clinicapediatricamonpetit.com.br

TELEFONES
☎️ (51) 3377.7881
☎️ (51) 3387.7871