Mitos - intolerância à lactose e alergia à proteína do leite aplv são a mesma coisa - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16823
post-template-default,single,single-post,postid-16823,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Mitos – intolerância à lactose e alergia à proteína do leite aplv são a mesma coisa

Mitos – intolerância à lactose e alergia à proteína do leite aplv são a mesma coisa

Você sabia que intolerância à lactose e alergia à proteína do leite (APLV) não são a mesma coisa? É comum que haja confusão sobre o tema, já que os sintomas são muito parecidos.

A alergia ao leite envolve mecanismos imunológicos contra algumas proteínas do leite (caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina), enquanto a intolerância é um processo secundário à deficiência da enzima responsável pela digestão do principal açúcar do leite, a lactose.

Sintomas comuns tanto na alergia, quanto na intolerância são: diarreia, distensão abdominal, gases e fezes explosivas. As condições podem se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum que a alergia à proteína do leite ocorra na infância e a intolerância à lactose se manifeste em crianças maiores e adultos.

Outra diferença está no consumo moderado de derivados do leite, que na pessoa intolerante à lactose, se a ingestão for moderada, pode apresentar nenhum desconforto ou sintoma. O alérgico ao leite, no entanto, deve ter sua dieta isenta de toda e qualquer proteína do alimento.

Mas atenção: como o espectro de sintomas é muito variável e comum também em outras doenças, é fundamental a consulta com o pediatra caso o seu pequeno apresente qualquer um dos sintomas.