MITOS - BAIXA ESTATURA É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO? - Clínica Mon Petit
post-template-default,single,single-post,postid-17088,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

MITOS – BAIXA ESTATURA É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO?

A baixa estatura é um motivo frequente de preocupação dos pais, mas você sabia que pode estar se preocupando a toa? Vamos explicar.

A grande maioria dos casos de baixa estatura corresponde a variantes normais, como baixa estatura familiar e atraso constitucional do crescimento e maturação (ACCM), frequentemente herdado dos pais. No entanto, dependendo da causa da baixa estatura, podem existir outras queixas associadas a uma doença que ainda não tenha sido diagnosticada. Mas quando se preocupar?

Menos frequentemente, a baixa estatura pode ser causada por doenças gastrointestinais (doença celíaca, doença inflamatória intestinal, fibrose cística), doenças genéticas (S. Down, S. Turner), síndromes dismórficas (S. Noonan, S Prader-Willi, S. Silver-Russel), doenças renais (acidose tubular renal, insuficiência renal crônica), doenças hereditárias do metabolismo, doenças cardíacas, displasias ósseas ou doenças endócrinas (déficit hormonal de crescimento, hipotiroidismo).

Nos casos de baixa estatura familiar ou ACCM, não é necessário realizar nenhum tratamento, sendo recomendado apenas vigilância clínica em consultas regulares. Nos casos em que a baixa estatura tem como causa uma das doenças citadas, o tratamento deve ser orientado por um médico pediatra. São raras as situações em que são indicados tratamentos com hormônio de crescimento. Portanto, se você está com as consultas do seu pequeno em dia, não há nada para se preocupar.

CLÍNICA PEDIÁTRICA MON PETIT 💟

📌 Av. Mariland 907, sala 1105