Na impossibilidade de amamentar, é possível usar fórmula? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17009
post-template-default,single,single-post,postid-17009,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Na impossibilidade de amamentar, é possível usar fórmula?

Na impossibilidade de amamentar, é possível usar fórmula?

O leite materno é e sempre será o melhor para o seu bebê. É consenso em todo o mundo que o primeiro alimento de um recém-nascido – e único até os 6 meses de vida – deve ser o leite materno.

Na ausência deste, se possível, a alimentação deve seguir sendo do leite humano, provido de um banco de leite.

Um artigo lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta sobre os riscos que o uso precoce de fórmulas representam para os bebês. Muitas mães sentem insegurança ao amamentar pela primeira vez, especialmente porque o ganho de peso do bebê nos primeiros meses de vida acontece de forma vagarosa.

No entanto, isso não é sinal de que o seu bebê precisa de algum tipo de suplementação, ao contrário. À primeira vista, parece bom que o bebê apresente ganho de peso e altura acelerados, mas esse desenvolvimento veloz pode levar ao surgimento de componentes da síndrome metabólica, como pressão alta e obesidade.

É claro que em alguns casos o uso da fórmula se faz necessário, mas somente quem poderá julgar e indicar o suplemento com a tabela nutricional adequada para o seu bebê é o pediatra encarregado da saúde dele.

Na dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho, ou sobre aleitamento materno, consulte sempre o seu pediatra.