Nosso assunto é refluxo - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16945
post-template-default,single,single-post,postid-16945,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Nosso assunto é refluxo

Nosso assunto é refluxo

Hoje falaremos sobre um tema que tenho certeza, interessa a todos os papais: REFLUXO.

Primeiro saibam que, na grande maioria das vezes não há motivos para preocupações. Regurgito e refluxos acompanham as crianças com frequência, sendo em 90% dos casos um estado fisiológico (RGE) que melhora muito à medida que elas crescem. Em algumas situações o bebê pode ser diagnosticado com a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o único tratado com medicamentos, sob orientação do pediatra. Vamos falar hoje sobre o refluxo fisiológico, a forma mais comum:

O QUE É?

Basicamente é o regurgitamento de leite após a mamada. Quando ingerimos um alimento, ele entra no corpo pela boca, passa pela faringe, esôfago e chega ao estômago. Entre o esôfago e o estômago existe um músculo chamado esfíncter, que deve permanecer fechado a maior parte do tempo. O músculo funciona como uma válvula e deve abrir quando engolimos para a passagem da comida. Se o esfíncter abre fora de hora, pode deixar passar o conteúdo do estômago de volta para o esôfago. Quando isso ocorre, é chamado de refluxo gastroesofágico. Como o organismo dos bebês ainda é imaturo e seu esfíncter costuma ficar relaxado, o alimento pode voltar para o esôfago, chegar até a garganta e sair pela boca, o que causa vômitos ou regurgitações.

É CONSIDERADO NORMAL?

Sim, é um processo normal e ocasiona poucos ou nenhum sintoma, por isso é chamado de fisiológico. Se a criança estiver ganhando peso adequadamente e não tiver sintomas, está tudo bem, sendo o refluxo essencialmente uma consequência de mecanismos normais da vida do bebê.

COMO EVITAR?

Ao longo do mês, postaremos dicas nos stories de como evitar o refluxo nos bebês, por isso, fiquem atentos 😉

E contem sempre com nossa equipe de pediatras.