Novembro roxo - Prevenção dos nascimentos prematuros - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16939
post-template-default,single,single-post,postid-16939,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Novembro roxo – Prevenção dos nascimentos prematuros

Novembro roxo – Prevenção dos nascimentos prematuros

çãoComo falamos em um post recente, estamos no Novembro Roxo, pela luta da causa da prematuridade. Por isso, no post de hoje, iremos abordar um pouco mais o assunto, com foco para prevenção.

No ranking mundial da prematuridade, o Brasil ocupa a 10ª posição, sendo que a gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores dessa situação, segundo estudo da UNICEF. Por isso dizemos que os partos prematuros podem ser prevenidos antes mesmo da gestação, já que estão associados a patologias e comportamentos previamente controláveis na mãe. Isso significa, por exemplo, que uma gestante diabética sem controlar a doença tem 10 vezes mais riscos de alterações na gestação do que a gestante com a doença controlada. Então, é fundamental iniciar o pré-natal tão logo a mulher descubra a gravidez, mantendo a regularidade e qualidade dos exames.

Muitas vezes, a gestante não associa problemas de saúde simples, como problemas dentários ou infecção urinária, por exemplo, com problemas que possam causar a prematuridade, mas que, muitas vezes, são as principais causas. Inclusive, há doenças específicas do período gestacional que também podem ocasionar o parto prematuro, como a diabete gestacional, a pré-eclâmpsia (aumento dos níveis de pressão arterial da gestante) e que também, com um pré-natal bem feito, o obstetra poderá atuar para reduzir os efeitos.

Mesmo tomando as precauções necessárias e realizando os exames corretamente, há casos em que o parto prematuro é a melhor opção, tanto para a mãe quanto para o bebê. E nesses casos, com os avanços da ciência e da tecnologia, os índices de resolutividade são altos e com a quantidade cada vez menor de crianças com sequelas resultantes dessa prematuridade.

Por isso, se você conhece alguma mulher que está tentando engravidar ou que está grávida, marque-a nos comentários. E compartilhe esta informação tão valiosa.