Obesidade infantil requer nossa atenção constante - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16533
post-template-default,single,single-post,postid-16533,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Obesidade infantil requer nossa atenção constante

No começo de Junho celebrou-se o dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo. No entanto, a preocupação e atenção com o tema deve ser mantida o ano todo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estejam acima do peso. De acordo com o IBGE, o índice de obesidade infantil no Brasil indica que uma a cada três crianças está pesando mais que o recomendado.
O assunto é muito sério porque a obesidade infantil é considerada fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, entre outras, além de poder estimular a baixa autoestima e depressão nos pequenos.

Sobre as causas da obesidade infantil, são variadas, desde uma alimentação rica em açucares e gorduras a aspectos genéticos. Atualmente, os dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, televisão e computadores, também são grandes vilões por estimularem o sedentarismo. Por isso, os pais devem estar sempre atentos aos hábitos de seus filhos, educando-os para que fiquem menos tempo em frente a telas e mais em brincadeiras que os exercitem, além de incentivar uma alimentação saudável.
Se você tem dúvidas sobre como identificar o início ou desenvolvimento da doença em seu filho, procure seu pediatra. 🙂