Porque as crianças são menos afetadas pela Covid-19 - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16993
post-template-default,single,single-post,postid-16993,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Porque as crianças são menos afetadas pela Covid-19

Porque as crianças são menos afetadas pela Covid-19

Você já deve ter ouvido falar que crianças são menos afetadas pelos sintomas da Covid-19, mas você sabe por que isso acontece?

Donna Farber, imunologista da Universidade de Columbia (EUA), acredita que os anticorpos que as crianças produzem podem ser a resposta para essa questão. Um estudo feito com 32 adultos e 47 crianças contaminados detectou que as crianças produziam mais anticorpos direcionados à proteína spike, usada para entrar nas células. Os pequenos também não apresentavam anticorpos específicos para a proteína que seria considerada essencial para a replicação viral e liberada em quantidade significativa quando o vírus é disseminado pelo corpo. Ou seja, a resposta imunológica das crianças parece ser capaz de eliminar o vírus antes que ele se replique ao ponto de desenvolver sintomas mais graves.

Além disso, acredita-se que as crianças sejam o principal reservatório de coronavirus sazonais, os que provocam o resfriado comum. Isso significa que elas teriam maior proteção ao SARS-CoV-2.

Mas apesar de as evidências apontarem resultados animadores em relação à manifestação da doença nos nossos pequenos, nada é conclusivo. Por isso é essencial manter todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

✅✅✅ Mantenha as mãos dos seus filhos sempre muito bem higienizadas e lembre-os de sempre usar a máscara (acima de 2 anos de idade). E, ao sinal de qualquer sintoma, converse com seu pediatra de confiança.