Vacina contra COQUELUCHE - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17211
post-template-default,single,single-post,postid-17211,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Vacina contra COQUELUCHE

Vacina contra COQUELUCHE

A coqueluche é uma infecção respiratória que pode acometer pessoas em qualquer idade, mas os bebês menores de 1 ano são os mais vulneráveis. Nesse grupo, a doença pode causar complicações como infecções de ouvido, pneumonia, desidratação e convulsões.

O diagnóstico no estágio inicial pode ser difícil, pois os sintomas se assemelham muito aos de um resfriado. Para confirmar a infecção, o médico pode solicitar exames laboratoriais.

A melhor forma de prevenção dessa doença transmissível é a vacinação, ainda nos primeiros meses de vida. São TRÊS DOSES: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade. Depois, uma dose de reforço aos 15 meses e um segundo reforço aos 4 anos. A vacina é a chamada tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano, além da coqueluche.
A recomendação é que mesmo as crianças que já tiveram a doença sejam vacinadas, pois a proteção adquirida pela infecção não é permanente.
Gestantes também devem receber a vacina a partir da 20ª semana de gestação para proteger o bebê. Prevenir é um ato de amor. Mantenha as vacinas dos pequenos sempre em dia.