VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM CRIANÇAS - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17193
post-template-default,single,single-post,postid-17193,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM CRIANÇAS

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM CRIANÇAS

Com a chegada da vacina para crianças de 5 a 11 anos, entendemos que muitos papais, mamães e cuidadores tenham algumas dúvidas sobre a segurança e a eficácia da vacina.

Vamos esclarecer alguns pontos?

Qual vacina está aprovada para crianças a partir de 5 anos?
A vacina aprovada para os pequenos é a da Pfizer, porém em dose adequada pra criança.

Vacina para adultos x para crianças
A principal diferença entre as vacinas está na concentração de mRNA, que na versão para crianças é 4x menos do que na vacina dos adultos. O mRNA é quem leva a informação dos genes para o local de síntese (produção) de proteínas. É uma molécula de vida curta. A própria célula a desmonta para formar novas moléculas de mRNA.

Como funciona a vacina de mRNA?
Cientistas sequenciaram o genoma do Coronavírus. Em outras palavras, descobriram seus genes. Um destes é conhecido como Spike protein, uma proteína que fica no lado externo do vírus. Essa proteína é reconhecida pelas células de defesa do corpo, o que chamamos de resposta imune.
Então, os cientistas produziram uma porção do mRNA dessa proteína (não é nem o gene inteiro funcional).

O que acontece se injetar esse mRNA em nosso corpo?
Nossas células traduzem o mRNA em uma proteína spike, que vai para a membrana da célula. O sistema imune reconhece como um invasor, produz anticorpos para o combate mais eficiente, caso sejamos contaminados de verdade.

Afinal, a vacina é segura?
Sim! Diferentemente de vacinas de vetor viral, a vacina de mRNA não utiliza um vírus atenuado (que não causa doença).
Por sua natureza funcional, o mRNA não dura muito tempo, é desmontado pela célula. Assim como essa proteína spike, que é absorvida também. Essas moléculas duram o tempo necessário para “dar um spoiler”, um aviso do que existe por aí, para que o sistema se prepare caso contaminado

Muitos adultos estão vacinados. Por que vacinar as crianças?
Por vários motivos. O principal é a proteção do teu filho/a. A COVID-19 tem um impacto importante na saúde das crianças. Mesmo os números sendo menores que os observados em adultos, crianças tiveram uma alta hospitalização dentro da pandemia. Casos graves foram observados, mostrando que são populações vulneráveis à doença. As crianças infectadas também correm o risco de desenvolver uma doença rara, chamada síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C), que envolve a inflamação de várias partes do corpo. Infelizmente, isso é tão parte de nossa realidade que o Brasil ocupa a posição de 2º lugar com mais mortes por covid de crianças na faixa de 0 a 9 anos.

Mesmo a criança se recuperando, ela corre o risco de ter sequelas da COVID-19 (o que chamamos de COVID longa) que podem acompanhá-la por um tempo indeterminado.
A vacinação, além de proteger contra o risco de COVID-19 e suas formas mais graves (eficácia de 90,7% para 5-11 anos) , também auxilia a reduzir o impacto da COVID longa.

Vacinar é um ato de amor
A você, ao seu filho, ao próximo!
E lembre-se, a qualquer dúvida que surgir, estamos aqui para auxiliá-los.