Vamos estimular o desenvolvimento do bebê? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
16931
post-template-default,single,single-post,postid-16931,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Vamos estimular o desenvolvimento do bebê?

Vamos estimular o desenvolvimento do bebê?

O cérebro da criança atinge o auge de seu desenvolvimento nos primeiros três anos de vida, por isso esse período é tão importante na vida de todos.

O que acontece na primeira infância (até os 6 anos de idade) é fundamental pela quantidade de informações importantes que a criança recebe e irá aprender, como sentar, andar, falar, comer, reconhecer pessoas, vozes, sentimentos etc.

E os papais ficam ansiosos para saber se tudo está correndo bem em cada etapa do desenvolvimento do seu filho, e acabam muitas vezes por deixar de curtir cada fase. Saibam que realizarão todas as conquistas fundamentais ao amadurecimento deles, cada um em seu tempo.
Por maiores que sejam as suas expectativas, o desenvolvimento da criança depende, sobretudo, de um fator biológico decisivo e alheio ao controle dos pais: a amielinização, que é o processo de maturação das estruturas nervosas, as quais levam um tempo até tornarem-se aptas a transmitir impulsos nervosos. Enquanto isso, ofereça estímulos, mas sem forçar a barra. E utilize os marcos de desenvolvimento que estabelecem, por exemplo, que seu filho com 7 meses conseguirá se sentar sozinho, apenas como referência.

➡️➡️➡️ Para ajudar os pais, preparamos uma série de dicas para estimular o desenvolvimento intelectual, motor, social e emocional dos pequenos até 1 ano e 3 meses.

0 a 2 meses

1) Converse com o bebê, buscando contato visual (olhos nos olhos). Não tenha vergonha de falar com ele de forma carinhosa, aparentemente infantil. É desse modo que se iniciam as primeiras conversas. Lembre-se de que o bebê reconhece e se acalma com a voz da mãe. Nessa fase, o bebê se assusta quando ouve sons ou ruídos inesperados e altos.

2) Preste atenção no choro do bebê. Ele chora de jeito diferente dependendo do que está sentindo: fome, frio/calor, dor, necessidade de aconchego.

3) Estimule o bebê mostrando objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 cm.

4) Para fortalecer os músculos do pescoço do bebê, deite-o com a barriga para baixo e chame sua atenção com brinquedos ou chamando por ele, estimulando-o a levantar a cabeça. Isto o ajudará a sustentá-la.

2 a 4 meses

1)Brinque com o bebê conversando e olhando para ele.

2)Ofereça objetos para ele pegar, tocar com as mãos.

3)Coloque o bebê de bruços, apoiado nos seus braços, e brinque com ele, conversando ou mostrando-lhe brinquedos à sua frente.

4)Observe que o bebê brinca com a voz e tenta “conversar”, falando “aaa, qqq, rrr”.

4 a 6 meses

1) Ao oferecer algo para o bebê (comida, brinquedo etc.), espere um pouco para ver sua reação. Com isso, ele aprenderá a expressar aceitação, prazer e desconforto.

2) Acostume o bebê a dormir mais à noite.

3) Ofereça brinquedos a pequenas distâncias, dando a ele a chance de alcançá-los.

4) Proporcione estímulos sonoros ao bebê, fora do seu alcance visual, para que ele tente localizar de onde vem o som, virando a cabeça.

5) Estimule-o a rolar, mudando de posição (de barriga para baixo para barriga

para cima). Use objetos e outros recursos (brinquedos, palmas etc.).

6)Deixe a criança brincar na banheira, converse sobre o corpo, “vamos lavar a mão”, “o pé”, na troca de fraldas a mesma coisa. 

6 a 9 meses

1)Dê atenção à criança demonstrando que está atento aos seus pedidos. Nesta idade, ela busca chamar a atenção das pessoas, procurando agradá-las e obter a sua aprovação.

2)Dê à criança brinquedos fáceis de segurar, para que ela treine passar de uma mão para a outra.

3)Converse bastante com a criança, cante, use palavras que ela possa repetir (dadá, papá etc.). Ela também pode localizar de onde vem o som.

4) Coloque a criança no chão (esteira, colchonete) estimulando-a a se sentar, se arrastar e engatinhar.

9 meses a 1 ano

1)Brinque com a criança com músicas, fazendo gestos (bater palmas, dar tchau etc.), solicitando sua resposta.

2) Coloque ao alcançe da criança, sempre na presença de um adulto, objetos pequenos como tampinhas ou bolinha de papel pequena, para que ela possa apanhá-los, usando o movimento de pinça (dois dedinhos). 

3) Converse com a criança e use livros com figuras. Ela pode falar algumas palavras

como (mamã, papá, dá) e entende ordens simples como “dar tchau”.

4)Deixe a criança no chão para que ela possa levantar-se e andar se apoiando.

1 ano a 1 ano e 3 meses

1)Seja firme e claro com a criança, mostrando-lhe o que pode e o que não pode fazer.

2)Afaste-se da criança por períodos curtos, para que ela não tenha medo da sua ausência.

3)Estimule o uso das palavras em vez de gestos, usando rimas, músicas e sons comumente falados.

4)Ofereça à criança objetos de diversos tamanhos, para que ela aprenda a encaixar e retirar um objeto do outro.

5) Crie oportunidades para ela se locomover com segurança, para aprender a andar sozinha.