Você conhece as diferenças entre FEBRE e HIPERTERMIA? - Clínica Mon Petit
post-template-default,single,single-post,postid-17226,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Você conhece as diferenças entre FEBRE e HIPERTERMIA?

A febre é a elevação anormal da temperatura corporal, que ocorre por razões como infecções virais ou bacterianas. A hipertermia, por sua vez, é a produção de calor corporal excessiva pela falha nos mecanismos que controlam a temperatura. Pode ocorrer por fatores relacionados às condições de calor do ambiente externo, uso excessivo de agasalhos, etc.

Diferentemente da febre, em que o corpo luta para combater o aumento da temperatura, na hipertermia isso não acontece. É como se o corpo não conseguisse dissipar seu calor de forma natural, enquanto na febre, o corpo deseja e almeja o aumento da temperatura para conseguir combater os microorganismos (como vírus e bactérias) que estão afetando a saúde.

Portanto, papais e mamães, muita atenção aos sintomas: transpiração excessiva; dores de cabeça; tontura; fraqueza; alucinações; convulsões; respiração curta e acelerada; desmaios; náuseas e vômitos.

O tratamento da hipertermia precisa ser feito por métodos de restauração mecânicos, como banhos gelados e o uso de ventiladores, toalhas molhadas e refrigeradas, assim como evitar a exposição ao sol. E atenção: medicamentos que controlam a temperatura do corpo, nos casos de febre, não costumam ser efetivos no tratamento da hipertermia.

No caso de suspeita de hipertermia, contate imediatamente o médico pediatra para definir qual o melhor plano de ação para o manejo do seu pequeno.