ASMA X RINITE: QUAL A RELAÇÃO? - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17137
post-template-default,single,single-post,postid-17137,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

ASMA X RINITE: QUAL A RELAÇÃO?

ASMA X RINITE: QUAL A RELAÇÃO?

Hoje vamos falar de duas doenças muito comuns e que estão relacionadas, mas com diferenças difíceis de serem identificadas. Estamos falando de asma e rinite.

A rinite é a inflamação da mucosa do nariz e apresenta os seguintes sintomas: obstrução nasal, coriza, espirros, coceira no nariz e dificuldade de sentir cheiros. Dos tipos de rinite, a mais comum é a alérgica, mas pode ser causada por alguma infecção ou medicação.
A asma, por sua vez, é a doença crônica mais comum da infância. Se caracteriza pela INFLAMAÇÃO das vias aéreas e tem como sintomas: chiado no peito, dificuldade para respirar, aperto no peito e tosse. No entanto, esses sintomas são variáveis e o diagnóstico é determinado com o exame chamado “prova de função pulmonar”, além dos sintomas. No entanto, crianças pequenas não podem realizar este exame, portanto, mamães e papais, fiquem atentos aos sinais.
Mas afinal, o que essas duas doenças têm em comum?
Existe a teoria de “via aérea única”, em que a asma e a rinite são consideradas manifestações da mesma doença e o descontrole de uma pode levar ao descontrole da outra. Por isso, sempre que uma pessoa tiver o diagnóstico de asma, deve-se investigar rinite e vice-versa. O controle das duas doenças é essencial.
O tratamento deve ser feito sempre com supervisão e indicação do médico pediatra, pois é ele quem indicará o melhor plano de ação para tratar as doenças do seu pequeno.
Já agendou a sua consulta?