COMO SABER SE SEU FILHO TEM ALERGIA AO GLÚTEN - Clínica Mon Petit
pediatria, bebês, clínica pediátrica porto alegre, pediatria, neonatal, parto, acompanhamento de parto
17103
post-template-default,single,single-post,postid-17103,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-14.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

COMO SABER SE SEU FILHO TEM ALERGIA AO GLÚTEN

COMO SABER SE SEU FILHO TEM ALERGIA AO GLÚTEN

Você sabia que 1 a cada 214 brasileiros não reagem bem aos alimentos com glúten? Eles têm a chamada doença celíaca – uma intolerância definitiva ao glúten, proteína presente no trigo, centeio e cevada.

Para entender o que ocorre no organismo dessa parcela da população, é importante saber como funciona o intestino delgado. As paredes do órgão possuem vilosidades – como se fosse uma fileira de dedos de luva. Quando o alimento passa por ali, esses relevos se encarregam de absorver os nutrientes. Assim, se o organismo é intolerante ao glúten, as vilosidades do intestino diminuem de tamanho com a ingestão da proteína. Dessa forma, o corpo não conseguirá absorver os nutrientes de forma adequada.

A criança que possui os sintomas clássicos da doença celíaca pode apresentar baixa estatura para a idade, reduzido ganho de peso, além de reações como diarreia, barriga distendida, anemia e vômito. Em geral, o celíaco apresenta os primeiros sinais de intolerância ao glúten assim que começa a ingerir alimentos sólidos com a proteína – o que acontece entre 1 e 3 anos de idade.

E o que fazer se o seu filho se encaixar nesse quadro? Bem, o primeiro passo é consultar o pediatra, que avaliará o estado geral da criança. É importante que ele levante a hipótese da doença celíaca e inicie uma investigação.