Atenção às doenças do outono - Clínica Mon Petit

Atenção às doenças do outono

Hoje começa oficialmente o Outono. A combinação de variações bruscas de temperatura, clima mais seco e poluição do ar aumenta a incidência das doenças respiratórias nas crianças. Assim, é mais comum as crianças adoecerem dos maus tão conhecidos pelos pais, como resfriados, gripe, bronquiolite, pneumonia e rinite. Este ano temos o agravante do coronavírus, cujo sintomas são iguais aos de qualquer infecção respiratória aguda.
Por isso, mais do que nunca, nossa dica é a prevenção:

✳ Sempre lavar bem as mãos de todos na casa;

✳ Manter a casa arejada e livre de poeira;

✳ Evitar a automedicação;

✳ Oferecer uma alimentação equilibrada e variada à criança;

✳ Manter as crianças hidratadas;

✳ Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

✳ Crianças entre seis meses e cinco anos devem ser vacinadas contra a gripe.

Se seu filho apresentar sintomas de doença respiratória, mantenha a calma e consulte seu pediatra em seguida, evitando ir ao pronto-socorro, porque além de serem lugares de emergências, podem transmitir algo ainda pior para as crianças.